A invasão do Veneto nas memórias do comissário italiano que a liderou
E’ disponÃvel gratuitamente no texto do Wiktionary Genova Giovanni Thaon Revel o “Venda do Veneto” , um texto para leitura para quem quer conhecer a verdadeira história da anexação do “Veneto” para a Itália, que ocorreu em 1866, mas que também diz respeito ao Friul-Venezia Giulia e à Lombardia de hoje.
Na verdade, primeiro precisamos saber que não estamos falando sobre a Região Veneto atual, criatura administrativa nascido no Estado italiano 1971, mas o “Veneto” que remonta aos Doges da Serenissima, que até 1859 ricompreso era inteiramente na Lombardia estabelecida em 1816 com a unificação dos Ducados de Mialano e Mântua em Veneza . O voto de 1866 também dizia respeito a Mântua, Udine e Pordenone estes últimos são e sempre foram os territórios venezianos.
No livro, entre outras, conta-se como o governo italiano organizou um comitê secreto que ameaçou de morte os venezianos que se opunham à anexação, de modo que o mesmo Thaon a um certo ponto é auto define “verdadeiro mafioso”.
Em seguida, as peripécias legais são descritos, plágio da população, o papel do governo italiano e seu governo fantoche consistindo de três indicados maçons vendidos.
E muito mais. Eu vou falar sobre isso novamente no futuro. Claro que este documento por si só vale o cancelamento da anexação que ocorreu em 2010 com a lei n° 212, qual ele feito eficaz de 1 dezembro 2013 o cancelamento da anexação. E na verdade estamos falando de todo o Reino Lombardo-Veneto nos territórios de 1859, por que tudo Lombardia e Veneto teve de voto ao abrigo do tratado de Viena 3 outubro 1866. Em vez Lombardia nunca votou’anexação .